Qual Azeite escolher?

Foto Tirada da Internet

Uma das bases da gastronomia mediterrânea, o tradicional Azeite de Oliva, vive um bom momento no mercado brasileiro. Por proporcionar diversos benefícios para o corpo, o produto vem ganhando cada vez mais relevância na dieta das pessoas.

Contudo, é importante ressaltar que existem inúmeros tipos e marcas de Azeites e, que muitas vezes, nos deparamos com prateleiras cheias de opções com variações de preço, país de origem, embalagem, qualidade, etc… Daí surgem aquelas dúvidas: qual é o melhor? Qual devo escolher?

Pensando nisso, preparei algumas dicas úteis na hora de comprar o Azeite de Oliva:

Produtor / Validade: observe o nome do produtor, a data de fabricação e validade do produto. Lembre-se que quanto mais jovem, melhor é a qualidade do Azeite.

Acidez: os melhores Azeites têm baixa acidez, até 0,5%. Em termos de sabor, podem variar de acordo com o tipo das Azeitonas. Alguns são “picantes” na garganta, outros frutados ou levemente amargos.

Extravirgem – 0,1% até 0,8% de acidez

Virgem – entre 0,8% e 2% de acidez

Embalagem: o tamanho ideal é de 500ml, pois os frascos menores favorecem a oxidação. Já as embalagens maiores são mais econômicas, porém depois de abertas o Azeite vai perdendo suas características. Opte também por frascos escuros, pois eles protegem o líquido da luz.

Safra: apenas alguns têm essa informação no rótulo. Dessa forma, quando não especificada, é importante observar a data de fabricação. Fuja de produtos que tenham sido fabricados há mais de um ano e meio.

Coloração: varia de acordo com o tipo de Azeitona e condições climáticas. Ao contrário do que muitos pensam, não significa que quanto mais verde o óleo estiver, melhor sua qualidade. Quando o Azeite é misturado com outros tipos de óleo vegetal, no rótulo estará escrito algo como “composto de azeite de oliva”. Esta não faz bem à saúde.

E lembre-se, nada em excesso é vantajoso. Tudo à base da moderação.

Abraços e vamos cozinhar!

* Conteúdo ministrado no curso “Da Azeitona ao Azeite” pela especialista em Azeites de Oliva Ana Paula Beloto, da Sadéleh Alimentos .

André Barreto

Nascido e criado nas terras Mineiras. Relações Públicas e Cozinheiro por paixão. Em cada receita, uma experiência com pitadas de surpresa e sabor!

4 comentários no “Qual Azeite escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *