Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 20 Anos

Esse ano, o Festival Cultura e Gastronomia da charmosa Tiradentes (uma das principais cidades históricas de Minas Gerais) completa 20 anos e se tornou a MAIOR referência da cultura gastronômica do país. Já passaram pelo evento quase 3.000 atrações gastronômicas e artísticas.

Entre os dias 18 e 27 de agosto acontece a 20ª edição que terá algumas novidades: a Praça da Rodoviária ganha novos ares e recebe shows, cozinha ao vivo e estandes com representantes dos mais importantes restaurantes mineiros. Já o Largo das Forras (Praça do Conhecimento), será o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia brasileira. Além disso, por toda a cidade serão realizados eventos especiais: restaurantes oferecem pratos exclusivos, tour gastronômico e festins, com destaques para o jantar do Léo Paixão (Glouton BH) na Pousada Pequena Tiradentes, o famoso Festival de Lagostas do Zazá, o Leitão do Luiz Nei na Pousada Villa Paolucci e as degustações de Azeites dirigidas pela expert Ana Beloto, na Pousada escola SENAC.

Outo destaque dessa edição será a Praça das Vertentes, um novo espaço que agrega a programação com mais chefs e atrações musicais para que o público possa viver inteiramente a experiência do festival. O espaço surge no intuito de valorizar o Campo das Vertentes, região localizada na Serra da Mantiqueira, entre o Sul de Minas e a Zona da Mata que engloba 36 municípios, inclusive Tiradentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.


MINAS GERAIS É O TEMA

Nessa edição, o evento homenageia o estado de Minas Gerais, uma vez que o festival faz parte do calendário anual do Projeto Fartura – Comidas do Brasil que, após visitar todo o Brasil e alguns lugares no mundo pesquisando a gastronomia, voltou os olhos a Minas. A conclusão foi que a riqueza e fartura gastronômica, a “calorosidade” do povo mineiro e a importância deste setor na economia do estado – com números expressivos, fazem da gastronomia mineira uma das mais importantes do mundo! Segundo Rodrigo Ferraz, diretor do evento, “Eleger uma gastronomia como melhor ou pior é algo relativo. Mas após visitar todo o Brasil com este foco, tenho uma certeza: Minas é o lugar onde se come melhor! Não só pela fartura, riqueza gastronômica e tradição, mas pela receptividade do povo mineiro”.

PRESENÇAS CONFIRMADAS

Entre os nomes já confirmados estão: Ilmar de Jesus (Casa Cheia), Flávio Trombino (Xapuri), Caetano Sobrinho (A Favorita), Rodrigo Zarife (Ro.Za Bistro), Márcio Santoro (Albanos), Iara Rodrigues (Quitandarte), Rafael Pires (Pacco e Bacco), Laura Cota (De Lá), Eduardo Girão, Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças), Gabriel Valadão (Queijaria Bem Mineiro), entre outros.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Serão mais de 35 atrações musicais e seguindo a temática do festival, a curadoria artística também reverencia os artistas mineiros e locais. A programação cultural inclui grandes nomes do estado, com projeção internacional, passando pela música instrumental, novos talentos e Djs. Fernanda Takai, Alda Rezende, Wilson Sideral, Thiago Delegado, Aline Calixto, Weber Lopes com Paulo Santos (Uakti) são alguns exemplos de quem passará por lá.

INFORMAÇÕES:

EVENTO: XX Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 2017

SITE: http://farturabrasil.folha.uol.com.br/blog-festivais/fartura-tiradentes/

INSTAGRAM: @farturabrasil

FACEBOOK: @farturabrasil

Te vejo lá. UM ABRAÇO!

2 comentários no “Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 20 Anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *